sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Meditações 13 Janeiro

Texto: Pv 3:9-18

Carol
A Sabedoria é mais valiosa do que qualquer outra coisa que você possa desejar, pois quando você a recebe, você ganha junto dela vida longa, riquezas, honra, paz e muitas bençãos.

Emília
A sabedoria é um tesouro escondido . Quem consegue encontrá-la vê sua mão direita cheia de dias e a esquerda transbordando riquezas e honra.

Kelly Jacinta

Os caminhos do senhor são caminhos de paz, para aqueles que o alcançam. Devemos honrar ao senhor com as nossas primícias e rendas e tudo que Deus nos dar. Temos que ser obedientes aos seus ensinamentos e não murmurar.

O Senhor nos corrige porque ele nos ama. Se fizermos isso Deus vai nos abençoar e nos honrar e vamos prosperar. Seremos sábios, com conhecimento que é maior que qualquer outra coisa, e teremos uma vida longa.

Beatriz
O temor ao Senhor é o príncipio da sabedoria. Quando obedecemos ao Senhor, seguindo Seus ensinos, encontramos a sabedoria e ela traz consigo honra, riqueza e ainda prolonga os nossos dias.

Valtinho
Na própria palavra do Senhor encontramos a sabedoria que nos ensina a cumprir a palavra do Senhor.

Patricia
O sentimento humano é limitado, falho e sujeito a erros. Por isso é fundamental que sejamos iluminados pela PALAVRA DE DEUS e dirigidos pelo Espírito Santo.
Devemos orar para que em nossas vidas prevaleça a sabedoria e a vontade de Deus em todas as nossas decisões. Quando assim fazemos, Deus remove todos os obstáculos e nos capacita para tomarmos as decisões certas.

Jow
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.” (PV 9:10).
No texto de Pv 3:1, o mestre declara que a lei e os mandamentos do Senhor produzem vida, prosperidade e paz. Em contrapartida, o Salmista diz em 32:4, que pela mão pesada do Senhor, seu humor tornava-se em sequidão de estio (era necessário rever a lei do Senhor e acessar a chave do Perdão).
Bem sabemos que um bom aprendizado é consolidado, quando após um breve conhecimento teórico, vivenciamos a prática do que foi aprendido.
Em sua trajetória de vida, Salomão, evidencia um aprendizado consolidado a cerca da lei do Senhor e do conhecimento de sua vontade. Entre acertos e desacertos ele chega a conclusões que norteiam a vida cristã.
“Sobre tudo que se deve guardar guarde o seu coração, porque dele procedes todas as fontes de vida” (Pv 4:23).
Agora, se você puder conferir:
Provérbios (1.20-33; 8.1-11; 15.24; 2.1-9; 3.13-18; 8.10-11; 16.16; 24.13-142.1-9; 3.13-18; 8.10-11; 16.16; 24.13-14; 3.13-18; 8.32-36; 9.1-18; 19.8; 3.19-20; 8.22-31).
Todas as referências acima tratam-se única e exclusivamente de um tema: Sabedoria!!!

É interessante observar, que as experiências diárias de Salomão valeram para ele chegar em apenas uma conclusão, que mais tarde foi escrita pelo apóstolo Paulo (“o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê? Rm. 10:4). Embora Salomão não conhecesse a Cristo pessoalmente, suas experiêncas o conduriram a resultados em sua vida que apontavam para Ele.

Irmãos, vejam que Salomão vivia num tempo onde a luz daqueles homens era conhecer e obedecer os ditos da torá. Uma vez que, a lei do Senhor sempre foi o auge, entretanto, como diz em Isaías “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens”. Is 1.11-17.). Em outra o salmista, impelido pela voz do próprio Deus diz: Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito,ó Deus,não desprezarás”. SL51:17 Eles ofereciam sacrificios de tudo, mas o coracão permanecia distante.

Agora voltemos ao tempo, imagine Salomão, homem dito por Deus como aquele que existiu e nunca existirá em sabedoria (PV 3:12). É evidente que no coração dele, havia sempre a mesma luta: obedecer ou não?, crer ou desacreditar? Entretanto, a voz do Espírito Santo sempre lhe soprava aos ouvidos a vontade do Senhor.

E entre as experiências doces e amargas ele pôde concluir sua trajetória de vida em apenas um versículo:

“Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem.” (Ec 12:13).

Gostaria de refletir sobre a parte A, deste versículo (“Tema a Deus e obedeça...”)

Salomão pôde perceber, que embora conhecesse a lei do Senhor, embora conhecesse os fundamentos de toda doutrina e ciência, ele depara com a realidade mais prática da vida cristã: O temor do Senhor.

É perceptível que para uma vida transformada, não podemos viver a lei sem Cristo, pois as experiências seriam desastrosas. Bem sabemos que o temor só existe quando de coração praticamos a obediência.

Então o mestre Salomão diz, em outras palavras: Cristo é a lei. Isto é claro quando ele chega a conclusão que é impossível para o homem seguir fielmente a lei sem ser condenado por ela, ele aprende por experiëncia prática, consolidando então o cohecimento e assim deixando para nós, o seu conselho: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.” (PV 9:10)..

Salomão pôde examinar e concluir que para o homem desta terra ser salvo, Deus teria de ter muita misericóridia. Conclusão sabia do mestre, pois o que foi dito (“ Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descedência e O DESCENDENTE dela; Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”).

Deus, cumpriu anos mais tarde, pois a grande misericórdia do Pai acompanhada de sua soberana Graça nos resgatou e nos livrou das maldições da lei!


Nenhum comentário:

Postar um comentário