quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Meditações 04 Janeiro


"Voltando ao Primeiro Amor"

Texto: Apocalipse 2:1-7

Gustavo:

Por muitas vezes passamos por situações desagradáveis por seguir o evangelho, situações de sofrimento, que nos fazem perder a confiança. Não podemos deixar a chama se apagar por essas situações, Deus reconhece as nossas lutas, Ele sabe o que passamos (Ap 2:2-3). Porém, Ele nos diz que não basta vencer só o primeiro tempo, percorrer a metade do caminho, vencer a metade das lutas e ver o amor ir embora com as tribulações no decorrer da vida (Ap 2:4).

Temos que manter o amor pelo Senhor firme, independente do tempo. O Senhor nos chama a atenção para isso, somos forte nas primeiras guerras, porém com o passar dos anos não somos mais os mesmos (Ap 2:4).

Apenas irá comer o fruto da árvore da vida aquele que vencer até o final, manter seu amor até o final (Ap 2:7).

Carol:

A igreja de Éfeso praticava boas obras, servia ao Senhor com sinceridade de coração e não tolerava falsos profetas e práticas imundas de outros povos. Em tudo isso ela procedeu corretamente, pois todas essas práticas são justas e aprovadas por Deus. Mas de nada adianta ser servo de Deus, se perdemos o primeiro amor e deixamos de nos ver como Seus filhos.
A meu ver, a igreja de Éfeso pode ser comparada ao irmão mais velho do filho pródigo, que se via muito mais como servo de seu pai do que como filho. Quando começamos a nos sentir assim, perdemos o primeiro amor, e quase sempre fazemos as coisas por obrigação, ou porque sabemos que é o que deve ser feito.
Em Salmo 90, no versículo 16, a Bíblia diz: "Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos." Aos servos são manifestas as obras de Deus, mas para os filhos é manifesta a Sua Glória! Isso fala de intimidade, de presença, proximidade. Os filhos têm acesso direto ao coração e à presença do Pai; os servos não. Essa intimidade é o combustível que mantém ardendo em nossos corações o primeiro amor! Se a perdemos, facilmente nos tornamos religiosos e servimos a Deus "mecanicamente", pois tudo o que fazemos sem amor perde o sentido (I Co 13:1-3).

Elizângela

A vontade de Deus é que todos nós iniciemos no primeiro amor e nele cresçamos,
até que atinjamos a maturidade. Muitas pessoas iniciam sua vida crista com grande
entusiasmo e dedicação. Ao depararem com perdas pessoais ou caírem em
tentações, podem se tornar mornos e frios até ao ponto de se afastarem de Deus
por algum tempo. Estas pessoas que abandonam o primeiro amor, prejudicam sua
caminhada.

Karlinha

O trabalho, pelo simples ativismo, por mais que seja feito ao Senhor, sem a motivação do Primeiro Amor é em vão. Mais importantes do que grandes obras é revermos nosso amor ao próximo, nossa caridade aos necessitados, de forma a levarmos o amor de Jesus através de nossas ações! O Amor sem ação é morto. Somos a geração Ágape, a geração que ama.
Que o Senhor restaure em nossos corações o primeiro amor, para revermos as primeiras obras!

Beatriz

O Senhor fala à igreja em Éfeso, que conhece as obras dela,que conhece a sua perseverança. Sabe o que ela suportou por causa do nome Dele não se deixou esmorecer, mas o que tem contra ela, é que a mesma abandonou o seu primeiro amor.

Ao falar com a igreja em Éfeso, o Senhor está falando conosco também. Quando nascemos de novo, somos inundados com o amor de Deus. Temos uma gratidão tão grande, que chegamos a ficar constrangidos diante de tanta bondade! Não somos dignos, não somos merecedores de tão grande amor! Passamos a viver literalmente o que a Bíblia diz: a quem mais foi perdoado mais amará. Esse amor é chamado de primeiro amor, porém ainda estamos em obras e muitas vezes ficamos feridos pelas circunstâncias da vida, as vezes esperamos uma cura e ela não vem, passamos por situações difíceis, injustas aos nosso olhos e a nossa alma vai adoecendo.

A Bíblia diz em Provérbios 13:12:"a esperança adiada desfalece o coração,mas o desejo atendido é a árvore de vida". Perseveramos, pregamos a Palavra, vamos à igreja e fazemos células. Ficamos até preocupados em fazer a obra de Deus e esquecemos o Deus da obra. Nos tornamos meros religiosos, legalistas. Por dentro estamos como sepulcro caiado. Estamos passando por uma prova, mas o nosso orgulho não nos deixa ver isso.

É o próprio Deus que resiste ao nosso orgulho, Ele chama a nossa justiça própria de trapo de imundícia. Diante de tanto sofrimento começamos a achar que Deus não nos ama e esse é um sinal claro de que precisamos de libertação e cura da alma. Na verdade não é Deus quem nos deixou de amar, porque Ele é amor e mesmo se quisesse Ele não muda. Ele escolheu ser assim. Nós é que ficamos tão adoecidos que abandonamos o primeiro amor. Amar não é um sentimento, amar é uma escolha. E o que nos resta a fazer? Precisamosnos arrepender,nos quebrantar no íntimo, nos humilhar e pedir perdão a Deus.

Precisamos voltar ao primeiro amor. Rever nossos conceitos e nossos valores. Ler mais a Bíblia e crer mais.Precisamos buscar a face de Deus, ter mais intimidade e relacionamento com ele. E se for preciso passar por uma libertação individual. Se Deus nos salvasse e mais nada, já era motivo suficiente para nós regozijarmos. Mas Ele é estravagante. Ele é fiel mesmo quando não somos fiéis. Ele conhece nosso coração. Ele que nos formou, que nos criou para o louvor da sua Glória.

No cápitulo 14 de Jó Ele nos diz que há esperança para a árvore, pois ainda que cortada, ainda que no chão, o seu tronco de velho venha morrer. Ao cheiro das água brotará e dará frutos como a planta nova e seus ramos renovará.

Valtinho

O Senhor está nos comparando com um funcionário de uma empresa que ocupa um cargo de interino (o interino é aquela pessoa que ocupa um cargo provisoriamente).

O Senhor está nos falando para sermos crentes verdadeiros, um crente que serve ao Reino de Deus por inteiro, que seja fiél, determinado, dedicado, que tenha sede e fome da Palavra do Senhor e que O sirva 24 horas por dia.

"Pai, afasta do teu povo a interinidade, nos transforma num povo que segue a Sua Palavra na íntegra, e que sirva o teu Reino por inteiro."

Paulo

Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida...

DEUS está dizendo que aquele que for fiel, dar-lhe-á de comer o fruto da vida eterna. Aquele que for fiel ATÉ O FIM, e não se desviar do caminho do SENHOR nem para a direita e nem para a esquerda, este será SALVO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário